
Análise de água

A má qualidade da água nem sempre é perceptível à visão ou olfato, sendo necessária uma análise laboratorial para detectá-la. Além disso, como muitas doenças são transmitidas pela água, o controle periódico por meio de análises é essencial à conservação da saúde do consumidor.
A análise de água tem como objetivo analisar os padrões de qualidade da água, se ela está adequada aos respectivos usos. A interpretação dos dados obtidos é feito de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos na portaria n2914/2011 do Ministério da Saúde.
As 3 categorias:
-
Testes físicos: indicam propriedades detectáveis pelos sentidos. (Cor, turbidez, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, odor e sabor são registrados.)
-
Testes químicos: determinam as quantidades de substâncias minerais e orgânicas que afetam a qualidade da água. (pH, a dureza, produtos químicos tóxicos e metais.)
-
Testes microbiológicos: mostram a presença de bactérias e outros microrganismos, características da contaminação fecal. A análise microbiológica da água é, sem dúvida, a mais importante de todas, pois identifica a presença de microrganismos patogênicos. A Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde (Portaria de Potabilidade) estabelece que seja verificada, na água para consumo humano para garantir sua potabilidade, a ausência de coliformes totais e Escherichia coli e determinada a contagem de bactérias heterotróficas.
Análise de Efluentes
A coleta e análise de efluentes terão como referência os valores conforme as normas e expectativas exigidas pelo CONAMA para descarte em corpos hídricos. Sendo eles o de DQO, pH, óleo de graxas, sólidos dissolvidos e suspensos, sólidos totais e sedimentados, Surfactantes e Temperatura. Os processos de tratamento e reúsode águas residuais também envolvem análises a montante e a jusante do despejo de efluentes.
Para lançamento direto no corpo receptor também são adotados, ainda, os parâmetros das Resoluções 430/2011 e 357/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
A realização de análises nos sistemas de tratamento de efluentes possibilita ações para a regulagem operacional desses sistemas.
Além disso, os efluentes industriais e domésticos quando lançados no meio ambiente sem tratamento adequado, podem causar sérios danos ao ecossistema.
Contatos para Vendas

