Criado por Messias Henrique Dias Soares © 2016

Análise de água

     A má qualidade da água nem sempre é perceptível à visão ou olfato, sendo necessária uma análise laboratorial para detectá-la. Além disso, como muitas doenças são transmitidas pela água, o controle periódico por meio de análises é essencial à conservação da saúde do consumidor.

     A análise de água tem como objetivo analisar os padrões de qualidade da água, se ela está adequada aos respectivos usos.  A interpretação dos dados obtidos é feito de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos na portaria n2914/2011 do Ministério da Saúde.

As 3 categorias:

  • Testes físicos: indicam propriedades detectáveis pelos sentidos. (Cor, turbidez, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos suspensos, odor e sabor são registrados.)

  • Testes químicos: determinam as quantidades de substâncias minerais e orgânicas que afetam a qualidade da água. (pH, a dureza, produtos químicos tóxicos e metais.)

  • Testes microbiológicos: mostram a presença de bactérias e outros microrganismos, características da contaminação fecal. A análise microbiológica da água é, sem dúvida, a mais importante de todas, pois identifica a presença de microrganismos patogênicos. A Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde (Portaria de Potabilidade) estabelece que seja verificada, na água para consumo humano para garantir sua potabilidade, a ausência de coliformes totais e Escherichia coli e determinada a contagem de bactérias heterotróficas.

 

Análise de Efluentes

    A coleta e análise de efluentes terão como referência  os valores conforme as normas e expectativas exigidas pelo CONAMA para descarte em corpos hídricos. Sendo eles o de DQO, pH, óleo de graxas, sólidos dissolvidos e suspensos, sólidos totais e sedimentados, Surfactantes e Temperatura. Os processos de tratamento e reúsode águas residuais também envolvem análises a montante e a jusante do despejo de efluentes. 

    Para lançamento direto no corpo receptor também são adotados, ainda, os parâmetros das Resoluções 430/2011 e 357/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

    A realização de análises nos sistemas de tratamento de efluentes possibilita ações para a regulagem operacional desses sistemas. 
Além disso, os efluentes industriais e domésticos quando lançados no meio ambiente sem tratamento adequado, podem causar sérios danos ao ecossistema. 

Contatos para Vendas

Hugo Vieira Machado

Diretor de Marketing

(34) 9 9886-1025 

 

comercial@sustentaconsultoria.com
hugo.machado@sustentaconsultoria.com

Luana Vieira 

Gerente de Vendas 

(64) 9 9662-0633

comercial@sustentaconsultoria.com

luana.vieira@sustentaconsultoria.com