Em alguns processos de Regularização Ambiental, como PRAD's, ou até mesmo em projetos de barragem, estruturação de curvas de nível, executar um bom Levantamento Topográfico é um dos primeiros passos a se tomar.
Apesar de parecer um procedimento bastante simples, o Levantamento Topográfico envolve algumas particularidades, essas últimas que irão depender do tipo de informações as quais o cliente deseja reunir.
Levantamento Planimétrico
Também conhecido como simplesmente Planimetria, esse tipo de levantamento se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Ele é usado principalmente para determinar os limites de um dado terreno, sem entrar em detalhes de altitude. Além disso, usa-se bastante esse procedimento para a elaboração de mapas, os quais se deseja mapear a a Área de Preservação Permanente, ou a Reserva Legal de uma propriedade.
Levantamento Altimétrico
Diferentemente do Levantamento Planimétrico, a Altimetria não busca delimitar os limites de um local, mas sim todo a declividade pela qual ele é formado. Esse tipo de levantamento é crucial para projetos de Curva de Nível, por exemplo.
Levantamento Planialtimétrico
Como o próprio nome já sugere, esse é o tipo de Levantamento mais completo de todos eles, uma vez que engloba não somente as medições dos limites do terreno, mas também é capaz de medir o relevo, registrando toda sua declividade.