MTR

O Manifesto de Transporte de Resíduos é um formulário online, que serve para controlar a expedição, o transporte e o recebimento dos resíduos em seu destino final.

Esse documento é uma forma pela qual o estado, além de rastrear parte da destinação de alguns resíduos, induz empresas a trabalharem de forma mais sustentável.

O Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos, ou simplesmente MTR, é uma forma de gerenciamento totalmente online, estipulada pela COPAM, através da Normativa 232, em 2019.

De forma bastante simplificada, ela permite que o Estado rastreie determinados tipos de resíduos ao longo de todo o seu território. Isso inclui desde a geração, até o transporte e expedição desse material. Dessa forma, o gerador basicamente emite um documento, de forma virtual, onde declara a si próprio como gerador, além de indicar os transportadores daquele resíduo em questão, e todo e qualquer outro participante desse processo.

Todo esse procedimento tem sido bastante eficaz para o Governo Estadual, principalmente como forma de gestão e de fiscalização. Além disso, esse novo sistema cobra e impoe responsabilidades não somente ao Poder Público, mas também ao próprio empreendedor.

Todo esse processo faz com que não somente os geradores de resíduos, bem como os transportadores e possíveis receptores finais trabalhem de uma forma muito mais transparente, e consequentemente, muito mais próximo do que é ambientalmente correto.

Para se adequar a toda essa legislação, muitas empresas estão tendo que iniciar, ou até mesmo replanejar, todo o Gerenciamento de Resíduos, uma vez que o MTR engloba, de certa forma, o processo como um todo. Nesse sentido, é extremamente aconselhável que o empreendedor procure uma Consultoria Ambiental de confiança, como é o caso da Sustenta, para evitar atitudes que entrem em desacordo com a lei.

BENEFÍCIOS EM SE CONTRATAR ESSE SERVIÇO

O MTR é uma forma pela qual o Estado, além de rastrear parte da geração e  destinação de alguns resíduos, induz empresas a trabalharem de forma mais SUSTENTÁVEL

Adequação à Lei

O MTR é uma obrigação para determinados tipos de resíduos, como por exemplo, os resíduos perigosos, seja para geradores, transportadores ou destinatários. Assim, entrar em conformidade com a lei é fundamental para o bom funcionamento do empreendimento.

Contrate agora mesmo!

Nossa equipe de vendas está pronta para lhe atender!

Você pode entrar em contato conosco clicando no botão abaixo.