PRAD

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente como também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental.

De forma bastante simplificada, o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas é um conjunto de atividades, previamente analisadas e estruturadas, que farão com que uma dada área, que está em estado de degradação, possa então ser recuperada e que a mesma volte a se tornar uma área saudável, ambientalmente falando.

Existem casos onde o local acaba por ser recuperado, ou seja, deixa de apresentar um estado de degradação, porém não retorna às mesmas características que podiam ser encontradas naquela área antes da degradação. Além disso, existem outras situações onde a localidade é restaurada, onde dessa forma sim, toda a área volta a uma situação bastante similar ao que era antes de começar a ser destruída, seja for fatores naturais ou antrópicos. Tudo irá depender das condições do local, e também do uso daquela terra, contudo, o foco sempre é proteger o solo e propiciar uma situação favorável para que haja uma revegetação naquela área.

Avaliação e Análise do Estágio de Degradação

O primeiro passo do PRAD é efetuar uma avaliação minuciosa em relação as condições do local. Nessas avaliações entram também dados acerca do clima da região, áreas ao entorno, atividades e empreendimentos próximos ao local que, de alguma maneira, possam vir a impactar de alguma forma aquela área.

Objetivos e Alternativas de Recuperação

Essa é uma etapa crucial, onde o objetivo do Plano é traçado, além de serem levantadas algumas alternativas de atividades que possam ser executas afim de recuperar a área, tudo isso é claro, levando-se em conta as avaliações feitas nas etapas anteriores. 

Implementação das Medidas de Recuperação

Após todos os processos de estudo e avaliação terem sido feitos, as medidas mitigadoras começam a ser colocadas em prática, tudo de acordo com prazos previamente estabelecidos.

Processo de Monitoramento

Tão importante quanto executar todas as medidas mitigadoras, é ter certeza de que elas estão surtindo o efeito desejado. Para isso, é necessário que mesmo depois de todo o processo de implementação da recuperação da área, seja feito um acompanhamento periódico daquele local.

O PRAD é bastante utilizado em projetos de recuperação de Áreas de Preservação Permanente, as APPs, bem como em projetos que visam reestruturar áreas de Reserva Legal.

BENEFÍCIOS EM SE CONTRATAR ESSE SERVIÇO

ETAPAS CHAVE DO PRAD

Alta Produtividade

Algo extremamente comum de se observar em propriedades rurais é a degradação recorrente de áreas. Com o tempo, esses locais vão perdendo produtividade, o que de certa forma, acaba sendo um prejuízo para o proprietário. Logo, realizar um PRAD pode ser sinônimo de eficiência na vida do produtor.

Contrate agora mesmo!

Nossa equipe de vendas está pronta para lhe atender!

Você pode entrar em contato conosco clicando no botão abaixo.

Telefone

(34) 9 9647-6223

(34) 9 8854-7959

E-mail

Endereço

Universidade Federal de Uberlândia;

Câmpus Umuarama, entre os blocos 2A e 2B;

Avenida Amazonas S/Nº.

Aberto de Segunda à Sexta

08:00 - 18:00

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

Localização

Copyright Sustenta - Soluções em Engenharia Ambiental - 2020.

Todos os direitos reservados.