Criado por Messias Henrique Dias Soares © 2016

Você sabia do Programa Cata-Treco em Uberlândia?

Você possui sofá, guarda-roupa, cama, colchão, televisão, fogão e geladeira velhos e não sabe o que fazer com eles?  A Prefeitura de Uberlândia possui um programa específico para o seu caso.  

De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, o Programa Cata-Treco visa atender gratuitamente toda a população urbana no recolhimento de todo e quaisquer objetos domiciliares descartado pelos moradores. São recolhidos desde os mobiliários velhos, como eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos.  

O Cata-treco funciona desde 2011, com a finalidade de evitar que os objetos que não são recolhidos pela coleta seletiva sejam descartados de modo incorreto (como em terrenos baldios). Afinal, o descarte incorreto de lixo pode gerar multa para o infrator. 

Além do Cata-Treco propiciar a limpeza urbana, os móveis e eletrodomésticos recolhidos são levados até o aterro sanitário, onde é feito o processo de triagem do material. Após a triagem, o que pode ser reaproveitado é entregue para cooperativas de reciclagem, ou ainda, existe a possibilidade de serem recuperados e doados para famílias carentes de Uberlândia.  

De acordo com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o Programa Cata-Treco contribui com o cumprimento de alguns princípios presente nele, isto é, auxilia com o reconhecimento dos resíduos sólidos, reutilização e reciclagem, além de gerar de trabalho e renda para sociedade e promover a cidadania.  

O recolhimento dos objetos é realizado por meio da solicitação dos proprietários, mas também pode ser feito por vizinhos que encontrarem móveis em calçadas e lotes vagos. O programa conta com dois caminhões, conforme modelo representado na Figura acima, mas também pode ter o reforço de mais quatro caminhões da secretaria para recolher o material. 

 

Para mais informações acesse: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/66/2249/cata_treco.html

https://www.facebook.com/Sustentaconsultoria
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload