Criado por Messias Henrique Dias Soares © 2016

A horta como instrumento de Educação Ambiental

           O desenvolvimento da consciência sustentável na sociedade com certeza é mais efetivo quando há uma atenção maior para as crianças e adolescentes. Eles estão num processo de formação de caráter e criação dos seus próprios valores morais.

          O cuidado com o meio ambiente não é apenas visto como forma de proteger a natureza das intervenções humanas maléficas, mas alcança um patamar muito maior. Uma vez que o ser humano entende que faz parte do meio ambiente em que está inserido e sabe respeitá-lo de todas as formas possíveis, ele terá as mesmas práticas com as pessoas ao seu redor e, assim, contribuirá para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.

          Sabendo disso, várias cidades do Brasil têm aumentado o interesse na Educação Ambiental dos seus alunos, e uma das maneiras para incentivar o aprendizado é “colocando a mão na massa!”. Nesse contexto, a horta escolar pode ser uma ferramenta de estudos de ciências e matemática, a partir da observação do crescimento dos vegetais e da estrutura da horta. Além de ser um estímulo para a alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente.

          Entretanto, é necessário planejar e estruturar bastante a horta escolar para que ela não seja mais um problema a ser solucionado. É preciso descrever detalhadamente o projeto, quando e como será executado, além de suas especificidades. O local escolhido deve ser o ideal para as plantas e, também, para os alunos e professores, se atentando para o espaço requerido pelos alimentos que serão cultivados, uma vez que a parte física do projeto é aquela que será usada por todos.

          Antes de iniciar os trabalhos, é interessante realizar um plantio teste para evitar os erros. Assim, quando eles acontecerem, e certamente irão acontecer por se tratar de algo natural e imprevisível, utilizá-los como forma de aprendizagem.

          Para você que tem interesse em aplicar a educação ambiental na sua escola ou empreendimento, contate-nos via e-mail ej.sustenta@gmail.com ou pelo número (34) 99870-8585 para que possamos realizar um diagnóstico ambiental gratuito. 

          Confira foto da colaboradora da empresa executando um projeto de educação ambiental no Condomínio Gávea Paradiso: 

 

 

 

 

https://www.facebook.com/Sustentaconsultoria
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload