Criado por Messias Henrique Dias Soares © 2016

Como funciona o PGRS na Universidade Federal de Uberlândia ?

 

   O manejo inadequado dos resíduos sólidos pode causar vários impactos socioambientais negativos, como por exemplo, a degradação e a contaminação do solo, da água, proliferação de vetores de doenças (como é o caso do Aedes Aegypti - vetor da dengue), enchentes nos centros urbanos, entre outros. Diante desses potenciais prejuízos à população, é fundamental definir e implementar políticas públicas adequadas, garantindo assim a destinação correta dos resíduos sólidos.

         Visando diminuir os efeitos causados por esta disposição inadequada de resíduos está sendo implementada, nos principais bairros da cidade de Uberlândia e dentro da universidade, a coleta seletiva. Este processo consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas, de maneira que os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de alimentos) e, posteriormente, reutilizados quando destinados às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Os resíduos orgânicos podem ser descartados em aterros sanitários ou usados para a fabricação de adubos orgânicos.

         A Coleta Seletiva de resíduos sólidos na Universidade Federal de Uberlândia foi implementada com a participação voluntária de professores, técnico-administrativos, estudantes e principalmente funcionários que ajudam no recolhimento dos materiais nos prédios, possibilitando não só a geração de renda para famílias de baixa renda e a preservação do meio ambiente por meio do descarte adequado de resíduos, mas também, conscientizando, sensibilizando e mobilizando a comunidade universitária em favor dos valores e atitudes ambientalmente adequados.

         Dentro da universidade os resíduos são separados em coletores, divididos em lixo seco e lixo úmido, e, posteriormente, todo o lixo seco (papéis, plásticos, metais, vidro) é ensacado em sacos verdes ou azuis, que serão levados a um Ecoponto, onde fica armazenado até a retirada pelas associações e cooperativas participantes do projeto.

         As empresas contratadas para retirar os resíduos da Universidade Federal de Uberlândia são: Associações de Catadores e Recicladores de Uberlândia (ACRU) e Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (CORU).

         A Sustenta - Empresa Júnior de Soluções em Engenharia Ambiental apoia a atitude da Universidade Federal de Uberlândia e a incentiva a continuar esta ação que promove melhoria de qualidade de vida e renda para pessoas que necessitam da coleta para viver e, ao mesmo tempo, garante um meio ambiente mais limpo e saudável para todos. Para mais informações contate-nos (34) 99870-8585 ou acesse o site http://www.sustentavel.ufu.br/.

 

 

 

https://www.facebook.com/Sustentaconsultoria
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload