Criado por Messias Henrique Dias Soares © 2016

Aniversário do Ministério do Meio Ambiente

   A preocupação com a manutenção dos recursos naturais e o debate sobre a sustentabilidade no Brasil, apresentam significativo crescimento em diferentes setores da economia nacional. Todavia, mesmo com todo alcance informativo da telecomunicação e das redes sociais, a maioria das pessoas desconhecem a aplicabilidade de diversos programas do governo direcionados ao meio ambiente.

    O poder Executivo é composto por 22 Ministérios, cada qual com sua especificidade de atuação. Hoje, 19/11/2017, destacaremos o Ministério do Meio Ambiente (MMA) que, fundado em 1992, comemora 25 anos de existência.

    Atualmente, a organização hierárquica do MMA é liderada pelo Ministro José Sarney Filho, amparado pelo chefe e assessores do gabinete do Ministro, além de toda assessoria de controle interno, comunicação social, assuntos internacionais e consultoria jurídica, com auxílio na coordenação geral e apoio administrativo.

    Sua missão envolve a adoção de princípios que promovam a proteção e manutenção do meio ambiente, criando estratégias para racionalizar o uso dos recursos naturais, incentivando o desenvolvimento sustentável e pregando a valorização dos serviços ambientais. Tal postura deve atingir todas as instâncias sociais e governamentais, por meio da implementação de políticas públicas.   

   Vinculados ao Ministério do Meio Ambiente temos a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)  e o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), que são autarquias, ou seja, não são subordinadas ao MMA e possuem autonomia. Já o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), é um órgão consultivo de políticas ambientais subordinado ao Ministério do Meio Ambiente.   Dentre os programas que o MMA oferece temos, como um dos destaques, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que busca promover a regularização dos imóveis rurais e a recuperação dos ecossistemas naturais, como prevê o novo Código Florestal. Tambémm encontramos programas sobre os recursos hídricos, como o Água Doce, além da BolsaVerde e o Arpa, focados nas Unidades de Conservação.

   Espero que tenham compreendido um pouco mais sobre a importância do Ministério doMeio Ambiente e de seus programas, principalmente o CAR, serviço prestado por nossa empresa, a Sustenta. Qualquer dúvida contate-nos através do celular (34) 99870-8585 ou acesse o site http://www.sustentavel.ufu.br/.

 

 

https://www.facebook.com/Sustentaconsultoria
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload