Criado por Messias Henrique Dias Soares © 2016

Cientistas se reúnem para reafirmar preocupação com o meio ambiente

    A prática de alternativas mais sustentáveis por toda a humanidade é fundamental para prevenir a miséria e a perda de biodiversidade, é o que afirma aviso assinado por mais de 15000 cientistas de 184 países. O texto original em inglês pode ser acessado através do seguinte link: https://academic.oup.com/bioscience/advance-article/doi/10.1093/biosci/bix125/4605229.

    O apelo foi publicado 25 anos depois de um primeiro aviso emitido pela comunidade científica, que em 1992 advertiu a humanidade sobre o impacto das suas atividades sobre a natureza. O texto de 1992, intitulado “Advertência dos Cientistas do Mundo para a Humanidade”, foi concebido por mais de 1500 cientistas (incluindo a maioria dos ganhadores de prêmios Nobel então vivos) e trazia à tona pontos de preocupação como depleção da camada de ozônio, disponibilidade de água potável, destruição da biodiversidade e crescimento da população humana.

   A carta de 2017, publicada na revista BioScience com o título “Advertência dos Cientistas do Mundo para a Humanidade: um Segundo Aviso” revisa o que foi feito no último quarto de século sobre as questões levantadas no texto original. Todos os desafios ambientais levantados, com exceção da estabilização da camada de ozônio, pioraram de forma alarmante. A disponibilidade de água potável no mundo caiu 26% e mais de 120 milhões de hectares de florestas foram derrubados desde 1992, enquanto no mesmo período a população mundial cresceu em torno de 35%.

   O declínio de substâncias destruidoras da camada de ozônio é apontado pelos cientistas como exemplo de que é possível reverter a situação de questões ambientais, desde que ajamos incisivamente. Entre as ações para garantir um futuro sustentável, o grupo destaca políticas de conservação e restauração de ecossistemas, reeducação alimentar para evitar desperdícios e difundir padrões alimentares menos ofensivos à natureza, incentivar a diminuição das taxas de fecundidade, e promover práticas mais sustentáveis em todos os setores produtivos através da educação ambiental e investimento em tecnologias verdes.

     Se você possui uma empresa que gostaria de minimizar os impactos ambientais , e ser sustentável entre em contato conosco e agende um diagnóstico ambiental gratuito através do celular (34) 99870-8585 ou acesse o site http://www.sustentavel.ufu.br/.

https://www.facebook.com/Sustentaconsultoria
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload