Criado por Messias Henrique Dias Soares © 2016

Saiba como implantar uma estrategia de marketing verde eficaz

    Durante milhares de anos a sociedade utilizou os recursos naturais e transformou o ambiente ao seu redor do modo que lhe fosse conveniente, sem se preocupar com as consequências e os impactos negativos que suas ações geravam. Com o progresso industrial e alteração nos padrões de consumo, houve um despertar de consciência na população, que no Brasil ganhou força nos anos 90, atentando para as responsabilidades de cada setor pressionando para que as empresas buscassem o lucro sem deixar de lado sua responsabilidade ambiental.

   Nesse cenário, deixar de se preocupar com as questões ambientais pode ser um problema, enquanto que ter uma atitude sustentável, alinhado a uma estratégia de marketing, pode ser um diferencial do seu negócio no mercado, resultar em um melhor aproveitamento de matérias primas, gerando economia, e aproximação com o consumidor.

 

  • Mas, afinal, o que é o marketing verde e quais seus benefícios?

 

   O Marketing verde, marketing ambiental, ou ainda, ecomarketing, de acordo com Michael Jay Polonsky, consiste em todas as atividades desenvolvidas com o intuito de satisfazer as necessidades do cliente, causando o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente. Essa estratégia tem sido bastante utilizada em função da preocupação dos consumidores com a situação do meio ambiente e sua preferência por produtos ecologicamente corretos, estando dispostos a pagar até um pouco mais por eles.

   Nesse caso, pesquisa aponta que o brasileiro ocupa o terceiro lugar no ranking de povos com maior consciência e preocupação ambiental. De acordo com pesquisa da Nielsen, 66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de marcas sustentáveis, sendo que a presença de benefícios saudáveis em um produto ou serviço influencia a compra de 59% dos entrevistados.

    Os benefícios vão além de conseguir atingir esse público, e pode-se citar o aumento da credibilidade da marca, o melhor aproveitamento das matérias primas, a redução da quantidade de resíduos gerada, economia a médio e longo prazo e maior valor agregado a marca.

 

  • Mas como implantar na sua empresa?

 

    Reunimos em um passo a passo, para você, as principais dicas para usar essa estratégia e sobressair no mercado:

1º) Antes de qualquer publicidade verde, é importante que sua empresa revise todo o ciclo de vida do produto ou serviço que oferece, e ajuste-o para minimizar os impactos;

2º) Incentivar práticas e programas de preservação ambiental, adotando uma postura proativa;

3º) Informar os consumidores sobre as vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis;

4º) Promover essas ações como um valor da empresa internamente, e externamente, sendo o marketing digital muito usado nesse aspecto.

   Ações simples no dia a dia da sua empresa podem contribuir pra redução do impacto ambiental gerado. A substituição das fontes de energia ou adoção de sistemas inteligentes, a redução da quantidade de água utilizada no processo ou aplicação de um sistema de reuso, a utilização de embalagens recicláveis e realização de treinamentos internos para uma gestão de resíduos mais eficientes, são exemplos de atitudes que valorizam sua empresa perante os consumidores preocupados.

  É importante também que as publicações reflitam a responsabilidade real que a empresa tem, evitando que as campanhas tenham o efeito contrário e não atraia clientes, caso não retratem a realidade. Essas falsas publicações são denominadas “greenwashing” ou “lavagem verde” e tidas como propaganda enganosa.

  Com relação a adoção dessa estratégia, as pequenas e médias empresas possuem uma vantagem que é o melhor controle e conhecimento dos seus processos e colaboradores, sendo mais fácil a aplicação. Para reforçar essas características, as empresas podem buscar também por um “selo verde” ou certificação ambiental, como forma de atestar suas práticas e garantir credibilidade.

  Quer reduzir seus impactos e melhorar sua imagem? Entre em contato com a Sustenta através do celular (34) 99870-8585 ou acesse o site http://www.sustentavel.ufu.br/.Podemos te ajudar com diversas soluções!

 

 

https://www.facebook.com/Sustentaconsultoria
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload