UBERLÂNDIA REALIZA A COLETA SELETIVA?

Apenas uma em cada cinco cidades brasileiras implementou algum tipo de coleta seletiva de resíduos, segundo a pesquisa Ciclosoft, produzida pelo Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem). Um número muito baixo, considerando que já deveríamos ter extinguido os lixões há dois anos, como previa a lei que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A falta de coleta seletiva, claro, prolonga a extinção dos lixões.

A cidade de Uberlândia tem a Coleta Seletiva implantada pelo poder público para cerca de 50% dos seus moradores. Se fosse possível contar com catadores que realizam essa atividade informalmente, e até mesmo pequenos empresários, essa abrangência aumentaria significativamente.

Entretanto, qual é a contribuição da população com essa ação tão importante? Os moradores realmente sabem algo sobre a Coleta Seletiva? Nós agregamos algum valor no simples fato de separar do nosso lixo aquilo que pode ser reciclável ou não?

De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia, autarquia que assumiu a gestão dos resíduos urbanos da cidade, são beneficiadas cinco associações e uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, que realizam a triagem dos materiais provenientes dos bairros atingidos, e com isso garante o sustento de suas famílias. Nós como população temos a consciência de que o simples fato de separar nosso lixo e colocar na rua no dia correto da coleta seletiva nós estamos contribuindo com o ponto social da Lei Federal 12.305/2010 – a Política Nacional de resíduos Sólidos?

Como bons brasileiros que somos devemos nos atentar um pouco mais com as pessoas que nos cercam e também com as ações que poderíamos estar fazendo para o bem comum, visto que vivemos em sociedade, e nosso objetivo é procurar o bem comum. Portanto, uma das possíveis ações que temos é participar da Coleta Seletiva, separando o que temos em casa.

A Sustenta – Soluções em Engenharia Ambiental realiza a Gestão dos resíduos de condomínios e estabelecimentos comerciais a partir do programa de Coleta Seletiva, que garante com extrema qualidade a organização do processo, a educação ambiental e o monitoramento da geração dos resíduos, oferecendo mensalmente um parecer sobre o que foi gerado. Seja consciente e faça sua parte como cidadão brasileiro.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo

Telefone

(34) 9 8889-3944

(34) 9 8854-7959

E-mail

Endereço

Universidade Federal de Uberlândia;

Câmpus Umuarama, entre os blocos 2A e 2B;

Avenida Amazonas S/Nº.

Aberto de Segunda à Sexta

08:00 - 18:00

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

Localização

Copyright Sustenta - Soluções em Engenharia Ambiental - 2020.

Todos os direitos reservados.