Telefone

(34) 9 9647-6223

(34) 9 8854-7959

E-mail

Endereço

Universidade Federal de Uberlândia;

Câmpus Umuarama, entre os blocos 2A e 2B;

Avenida Amazonas S/Nº.

Aberto de Segunda à Sexta

08:00 - 18:00

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

WhatsApp

Localização

Copyright Sustenta - Soluções em Engenharia Ambiental - 2020.

Todos os direitos reservados.

Ser sustentável custa mais caro?

   Essa pergunta vem sendo repetida várias vezes nos últimos meses, as pessoas querem saber se um determinado empreendimento sustentável custa mais que o tradicional.

   Em suma, essa resposta não pode ser respondida de forma simples, sem uma explicação. E por quê? Simplesmente porque essa conta deve ser feita abordando os diversos aspectos além do custo final.

   É óbvio que os produtos sustentáveis, por terem mais itens que os tradicionais, tendem a custar mais, haja vista que, analisando todo o processo, principalmente o ganho no custo pós-utilização, o resultado se inverte e passa a ser favorável aos produtos sustentáveis.

   De acordo com o último relatório do banco de investimentos UBS Brasil, do dia 19/09/17, as empresas estão investindo em negócios e produtos sustentáveis e, além disso, as empresas querem oferecer soluções sustentáveis buscando agir de forma sustentável no mercado.

 

“Além de se preocuparem com a sustentabilidade dos seus negócios, se preocupam em gerar externalidades positivas para a sociedade como um todo.” – Fonte: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/820982/sustentabilidade-e-foco-das-empresas-para-investidores

 

     Por outro lado, as empresas que vendem “sustentabilidade” e não a praticam, têm sido duramente penalizadas pelo mercado, como por exemplo, a Vale que teve seu índice de sustentabilidade retirado da bolsa após 5 dias de desvalorização consecutivas em função do desastre de Mariana – MG pelo rompimento de uma barragem da Samarco; em outro exemplo vemos montadora Volkswagen que chegou a acumular uma desvalorização de 42,2% por utilizar um software que manipula testes de verificação de emissão de gases poluentes.

    Os negócios sem sustentabilidade não se perpetuarão, já que a vida das pessoas será fortemente prejudicada. Todavia, o lucro de um negócio sustentável, alinhado com o futuro e o bem-estar das pessoas, será duradouro e de interesse de todos.

    A importância da sustentabilidade nos negócios é melhor compreendida quando quebramos alguns paradigmas:

  • Sempre considerar como investimento e não como custo;

  • Esperar um retorno a longo prazo em vez de curto prazo;

  • Considerar o ganho de imagem como parte do lucro, reconhecendo o seu papel de catalisador do negócio.

 

      Será necessário repensarmos nosso entendimento de como vivemos até hoje em sociedade para que todas essas mudanças aconteçam e como as pessoas, empresas e governos interagem. As verdades de ontem não valem para o mundo que está nascendo, que só terá futuro se o fizermos sustentável. Portanto, o custo da sustentabilidade não será medido por cifrões e sim pela nossa disposição de construir um futuro digno e um mundo muito melhor.

 

 

 

 

 

 

 

https://www.facebook.com/Sustentaconsultoria
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload