Criado por Messias Henrique Dias Soares © 2016

O que faz um Perito Ambiental?

 

          A necessidade dos serviços de um perito ambiental, normalmente, é ocasionada pela demanda de estudo do meio ambiente em vários aspectos, como abióticos, bióticos e socioeconômicos, todos relacionados com a natureza e as atividades antrópicas.
         

       O trabalho da perícia objetiva determinar a origem e causas de determinado impacto ambiental, atuando de forma investigativa para verificar se o dano causado foi de cunho criminoso ou não, ou seja, é um meio de prova judicial que determina e auxilia na mensuração dos danos ambientais e estima a indenização justa em cada caso.
         

          Para a elaboração do Laudo Pericial, documento que contém toda discrição do acontecido e que serve de referência no processo judicial, é analisado a existência de falhas no sistema de segurança, problemas na operação de objetos, há diálogo com os envolvidos para compreender a versão replicada da situação e é verificado se há risco de vida também. A apuração das informações deve ser bem detalhada e com  fundamentos, pois a mesma irá determinar o futuro dos envolvidos na investigação, em relação as sanções e indenizações.
         

        Para se tornar um perito é exigido apenas curso superior, independente da graduação. É necessário inscrição em fórum localizado na região em que deseja trabalhar, que o juiz titular irá designar e realizar sua escolha. Entretanto, embora não seja cobrado alguma graduação específica, o curso de engenharia ambiental é o mais recomendado para a realização de perícias ambientais, pois aborda, além da parte de legislação, também as questões de tecnologia e soluções voltados para a engenharia com ênfase na área ambiental.

https://www.facebook.com/Sustentaconsultoria
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload