Os perigos do uso exagerado de descartáveis

O aumento no uso de produtos descartáveis como copos, canudos, sacolas, talheres, dentre outros é uma questão muito preocupante. Considerando que em termos de planeta, não existe ‘fora’, e o uso e descarte de qualquer produto, especialmente os feitos plásticos, precisa ser consciente e feito da maneira correta.

pinterest

O plástico é empregado em diversas funções devido à sua durabilidade, facilidade de manuseio e versatilidade. Mas só agora, após 60 anos de uso intensivo começamos a perceber o problema que isso pode se tornar.


Há muitos problemas com o descarte incorreto dos produtos. Gera poluição nas cidades, enche os aterros, pode ser carreado poluindo os rios, afetando assim os mares e oceanos. E especialmente o plástico, quando não é reciclado como deveria, pode trazer muitos problemas se chegar ao oceano. Um desses problemas é causado pelos “grandes plásticos”, que estão formando consideráveis ilhas de lixo em muitas partes do oceano. A maior delas é encontrada entre o Havaí e a Califórnia e é chamada de “A Grande Mancha de Lixo do Pacífico”. Seu peso foi estimado em aproximadamente 80.000 toneladas e tem aproximadamente 1,6 milhões de km²!


The Ocean CleanUp

Esse tipo de lixo forma uma camada na superfície da água, impedindo a penetração da luz do sol, dificultando e em alguns casos até impedindo a fotossíntese. Sem fotossíntese, o nível de oxigênio dissolvido na água diminui drasticamente, causando a morte de peixes e outros animais marinhos que dependem disso.


NOAA – Marine Debris Program